Integração com a Graduação

O Instituto de Ciências da Saúde, Unidade da Universidade Federal da Bahia responsável pela criação e manutenção do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, tem sob sua responsabilidade o ensino de diversas disciplinas dos componentes curriculares, entre as quais, Anatomia, Histologia e Embriologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Patologia Geral para os Cursos de Graduação que constituem a Área das Ciências Biomédicas, em particular para os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Biotecnologia.
 
Nos seus Departamentos acham-se instalados diversos projetos de pesquisa que refletem a produção acadêmica na área básica das Ciências da Saúde em sintonia com os interesses próprios das pesquisas aplicadas com a participação efetiva de Bolsistas de Iniciação Científica mantidos pelo CNPq e pela FAPESB, Bolsistas vinculados ao Programa Permanecer, Monitores de Ensino institucionais e voluntários, e Bolsistas de Extensão Universitária. Consulta realizada no currículo dos integrantes do corpo docente registra a efetiva participação em programas direcionados aos estudantes de graduação, na condição de Bolsistas de Iniciação Científica, Orientandos de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação, Monografias, Monitoria, e orientações de outra natureza a exemplo do Programa Permanecer.
 
É extremamente relevante o número de alunos de graduação, uma vez que é escopo de trabalho do Instituto o atendimento aos Cursos de Medicina Humana, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais. Sua evolução de Instituto Básico ao patamar de Instituto Interdisciplinar resultou na criação e chancela dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Biotecnologia. A diversidade de pós-graduandos com formação em saúde tem favorecido, sobremaneira, a integração entre as atividades de graduação e de Pós-Graduação através do exercício do Tirocínio Docente. Cabe registrar, também, o expressivo número de pós-graduandos vinculados, profissionalmente, às diversas Instituições de Ensino Superior de natureza pública e privada instalada no Estado da Bahia.